quinta-feira, 25 de setembro de 2014
ATIVIDADE AVALIATIVA DE HISTÓRIA 1ºANO
PARA AS TURMAS 1º A , 1ºB MANHÃ 1ºC e 1º D TARDE
NOME:----------------------------------------------------------------------------------------------------
NUMERO: _________ PROFESSORA:___________________
01- Defina: registro histórico.
02 - Explique o que é o analfabetismo funcional
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03 - Escreva uma frase com as palavras abaixo de modo que tenha coerência com o conteúdo estudado nas aulas 03 e 04, cujo tema é “Ler é praticar a liberdade”.
PAULO FREIRE - MÉTODO - ANALFABETOS - MUNDO
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04 - Cite cinco exemplos de registros históricos.
1. __________________________ 2. ____________________. 3. __________________
4. __________________________ 5. ____________________
05 Complete corretamente as afirmativas abaixo:
a) De acordo com as aulas 1 e 2 do Primeiro Aprender, por volta de 4000 a.C. alguns povos orientais faziam registros em__________________________________________________
b) Os primeiros registros humanos escritos eram em forma de ________________ e não de letras como as utilizadas por nós hoje.
c) A invenção da escrita gerou os _______________.
d) A escrita tornou-se um privilégio, surgindo uma divisão social: o trabalho _______________ e o trabalho _________________.
06 Quem são os historiadores e como eles trabalham com os registros
históricos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07- Tanto a memória quanto a História são formas de entendermos o passado. (...) Mas será que História e memória significam a mesma coisa? Eis ai uma questão complicada porque são duas dimensões que estão em constante diálogo. Na verdade, as memórias podem servir de base ao estudo da História. Da mesma forma, podemos dizer que a história também produz memórias.
(Primeiro, aprender! Língua Portuguesa, História, Filosofia, Arte, Sociologia, Educação Física, Língua Espanhola, Língua Inglesa. Caderno do Aluno e da Aluna, vol 03. Fortaleza: SEDUC, 2009, p.94)
Segundo o fragmento acima
a)a História se utiliza da memória como fonte.
b)a História e a memória são a mesma coisa.
c)a memória e a História são contraditórias.
d)a memória existe sem a história.
e)a memória produz história.
08- Contudo, não é só individualmente que construímos nossas memórias. A vida social também interfere na forma de termos nossas recordações. Enfrentar uma enchente, uma seca, uma guerra ou o desemprego são situações que interferem na maneira como os indivíduos recordam.
(Primeiro, aprender! Língua Portuguesa, História, Filosofia, Arte, Sociologia, Educação Física, Língua Espanhola, Língua Inglesa. Caderno do Aluno e da Aluna, vol 03. Fortaleza: SEDUC, 2009, p.92)
Pode-se concluir pelo fragmento que
a)as memórias do indivíduo são mudadas pelos fatores sociais.
b)as memórias individuais são diferentes das sociais.
c)as memórias podem ser: individuais e coletivas.
d)as calamidades são apagadas da memória.
e)as recordações coletivas são traumáticas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário